Os benefícios em ter animais de estimação perto das crianças

Crianças pequenas e animais de estimação é uma combinação que tem tudo a ver com o desenvolvimento de um lar feliz e seguro. E pode esquecer os conceitos levianos de que os pets trazem uma série de bactérias com elas, que são prejudiciais ao crescimento delas.

Para mostrar que essas ideias estão tão erradas quanto ultrapassadas, nós convidamos você a seguir com a leitura deste post. Pois nos tópicos seguintes nós vamos explorar todos os benefícios Os benefícios em ter animais de estimação perto das crianças. Confira!

Os animais de estimação ajudam a estimular as crianças

Crianças são naturalmente curiosas e estão sempre em busca de novidades para interagir. Com animais de estimação ao redor, elas encontram justamente aquela companhia que estará sempre ao lado delas, brincando incansavelmente de acordo com os estímulos delas.

Sem falar que eles encarnam rapidamente o papel de protetor dos pequenos da casa. Esse relacionamento é rapidamente construído e nutrido pela curiosidade da criança, que só aumenta à medida que ela passa a compreender mais sua relação com o cachorro, gato ou outro animalzinho que faça parte da família.

Eles dão uma ou duas aulas sobre responsabilidade

Embora a educação seja um papel primário dos pais, os animais de estimação também fazem as vezes de professor das crianças e podem ensinar algo sobre responsabilidades a elas.

Isso porque os pais podem estimular a criança a trocar os potes com água e ração, do pet, e até mesmo a passear no quintal para que eles façam as necessidades, entre outras atividades cotidianas. Com isso, os pequenos passam a entender a importância em se divertir com os pets, mas também de cuidar deles.

Trata-se de uma maneira delicada e prazerosa de amadurecer e fazer com que as crianças percebam que o seu guardião também necessita de proteção e cuidados.

Eles são perfeitos para o desenvolvimento emocional das crianças

A companhia, cumplicidade, disposição e fidelidade são apenas alguns dos adjetivos que podemos reunir para falar dos animais de estimação. E o que acontece quando uma criança percebe essas dóceis emoções desde cedo? Aprende!

Eles não esperam nada em troca e, assim, o desenvolvimento emocional das crianças se torna tão puro quanto o dos animais de estimação da casa que elas tanto apreciam. Claro que isso deve ser reforçado com os pais, mas os cães e gatos transmitem esse ensinamento puramente pelo convívio com as crianças.

Os animais de estimação participam de todas as atividades familiares

Inegável que, em casa, os cães e gatos — entre outros animais de estimação — participam de tudo. Muitos deles podem até mesmo viajar com a família. Por isso, com a chegada do primeiro ou de outros membros da família, é hora de fazer com que os animais de estimação participem também da vida das crianças vindouras.

Até por isso, não existe uma idade certa para ter um animal de estimação. Quando muito bebês, tudo deve ser feito com cuidado, pois a empolgação dos animaizinhos pode assustar o bebê. No entanto, quando elas têm a maturidade motora desenvolvida, o convívio pode ser, sim, estimulado. Sem falar que, à medida que crescem, as crianças passam a entender melhor a necessidade de regras.

Vale, contudo, apontar algo essencial: a vacina dos animais de estimação da casa deve ser levada a sério, e com muito rigor. Assim como o das crianças. Dessa maneira, evita-se que doenças sejam transmitidas, dificultando o aprimoramento do sistema imunológico das crianças.

E você, já tem animais de estimação em casa, que ajudam no desenvolvimento das crianças? Compartilhe conosco a experiência, no campo de comentários deste post!

Comentários