Cuidados: Viajar com cão de carro? Cuidados que podem evitar enjôos
25/10/2016 por Bicho MapsE quem é que não gosta de um período longe das atribulações da vida cotidiana e, para isso, pega a estrada rumo a um destino de plena diversão e descanso, não é mesmo? Sem falar na melhor companhia de todas nessa jornada: o seu cãozinho.
Mas, além de todas as vantagens de levar o seu amigão, viajar com o cão de carro também exige uma série de fatores que devem ser levados em conta, para que a viagem seja proveitosa e o cãozinho não sinta enjoos durante todo o percurso.
Foi pensando no bem-estar de toda a sua família — do seu cão, inclusive —, que nós decidimos montar, para o post de hoje, uma série de dicas e cuidados que podem ser acrescentados ao itinerário de viagem, evitando o enjoo no cão e tornando suas viagens ainda mais gostosas. Confira!
1. Limite a comida e água deles
Ao criar uma rotina mais regrada de água e alimentos, antes de partirem para a estrada, o cãozinho fica devidamente hidratado e alimentado, e com menos possibilidades de causar enjoo no cão, durante o percurso.
2. Utilize uma caixa de transporte
Colocando-os em uma caixa de transporte adequada, evita-se que o cachorro fique muito ansioso, andando de lá a cá por todo o carro, o que tende a contribuir para que eles fiquem enjoados.
Além disso, apesar de muitos cães gostarem de viajar com a cabeça para fora da janela, a prática pode ser tão perigosa para ele quanto um elemento a mais para causar enjoos.
3. Programe paradas durante a viagem
Não é só você quem precisa esticar as pernas, após um longo período dirigindo: viajar com o cão também pede por paradas estratégias para ele fazer suas necessidades fisiológicas, esticar as patinhas e, também, aproveitar a imensidão de novos aromas desse novo cenário que ele se encontra.
Só tome cuidado para que, nessas explorações novas, os cachorros não engulam algo que não deveriam.
4. Deixe o carro arejado
Convém manter a temperatura interna agradável, para que o cão não fique ofegante, de tanto calor, e tampouco com frio. A temperatura ideal ajuda a mantê-los mais calmos e com menos possibilidades de enjoar durante o caminho.
5. Acostume o cãozinho a viagens
O seu cachorro possui o hábito de acompanhar você nos passeios automotivos? Caso a resposta seja negativa, comece a acostumá-lo aos poucos.
Comece por passeios pelo bairro, depois estenda os passeios e veja como ele se comporta. Dessa maneira, as viagens — longas ou curtas — vão ser mais prazerosas e com menos riscos de imprevistos.
Dicas gerais para viajar com o cão
Além das nossas dicas e cuidados anteriores, visando o bem-estar do seu amigão de quatro patas, existem algumas outras recomendações que servem, de maneira geral, para tornar o seu planejamento de viagem ainda mais tranquilo, como, por exemplo:
- Para viagens de avião, lembre-se de juntar toda a documentação do animal, inclusive o seu registro e a carteira de vacinação;
- Verifique a possibilidade de alugar uma casa, em vez de se hospedar em um hotel, pois assim o cãozinho se adapta melhor ao ambiente;
- As cadeirinhas especiais para cachorros são ótimos produtos para garantir a segurança deles durante a viagem;
- Para viagens longas, leve um pouco de água e um punhado de ração — e lembre-se de alinhar a alimentação com as paradas estratégias, posteriormente;
- Carregue sempre consigo os remédios do seu animalzinho, pois imprevistos podem acontecer;
- Aproveite para manter a preparação física do seu pet em alta e deixe-o se exercitar um pouco nessa paradas, principalmente em viagens longas;
- Tose a pelagem do cãozinho com antecedência, caso o destino de viagem seja de intenso calor. Isso os ajuda a regular a temperatura interna — faça, inclusive, a tosa higiênica;
- Conheça o destino com antecedência e programe seus passeios para que o cãozinho não fique muito tempo sozinho em um ambiente novo.
E então, o que achou das nossas dicas para viajar com o cão, sem que ele tenha enjoos pelo caminho e que todos possam, assim, desfrutar da viagem?,
Caso você possua outras dicas que ajudem você a viajar com mais tranquilidade e harmonia com o seu pet, evitando enjoo no cão, compartilhe conosco no campo de comentários deste post!
Comentários