Como limpar os olhos do seu pet?

Como limpar os olhos do seu pet

Cães e gatos saudáveis costumam excretar uma secreção fisiológica que é responsável por realizar uma limpeza natural dos olhos e dos ductos lacrimais. Essa secreção se assemelha com a remela matutina dos seres humanos que acumula no canto dos olhos. No entanto, alguns cães podem produzir uma secreção que, em contato com o ar e os pelos, chegam a apresentar uma coloração marrom avermelhada. Seja qual for o tipo de secreção dos olhos do seu pet, é muito importante realizar uma limpeza adequada dos olhos do animal.

Confira no post de hoje dicas para fazer essa limpeza em casa sem drama!

Como limpar os olhos do seu cão ou gato em casa

Siga os passos a seguir para uma limpeza simples, porém muito eficiente, dos olhos dos pets:

  1. Pegue um pedaço de algodão limpo ou gaze estéril;
  2. Embeba a gaze ou algodão em soro fisiológico;
  3. Passe a gaze ou algodão levemente por cima dos olhos fechados do seu pet, sem apertar com força;
  4. Repita algumas vezes;
  5. Caso os olhos estejam irritados, deixe o soro fisiológico na geladeira e passe-o quando estiver gelado.

Essa limpeza deve ser realizada de duas a três vezes por semana, ou durante o banho semanal, com água quente, que auxilia a remoção das remelas mais persistentes e que ficam grudadas nos cantos dos olhos.

Atenção: jamais utilize água boricada para realizar a limpeza dos olhos do seu pet. Por ela conter pequenos cristais em sua composição pode, aos poucos, causar lesões nos olhos do bichinho e até mesmo levar à cegueira.

Caso a secreção do olho do seu pet seja a do tipo que fica marrom avermelhada é possível verificar a possibilidade junto ao seu veterinário de alimentá-lo com uma ração especial, que pode diminuir as manchas. Poodles, lhasas, cocker spaniels, shih tzus, beagles, rottweilers, pugs e sharpeis são raças de cães mais propensas ao aparecimento dessas “manchas de lágrima”. Em muitos casos, elas podem irritar a pele dos bichinhos, causando uma dermatite.

Quando a secreção nos olhos de cães e gatos pode ser sinal de algo mais sério?

Existem alguns sinais da secreção dos olhos dos pets que podem indicar algo mais sério. Fique atento caso perceba que:

  • Uma secreção diferente surgiu repentinamente nos olhos do seu cão ou gato;
  • A secreção apresenta uma coloração muito escura;
  • A secreção apresenta um odor desagradável;
  • A secreção aparece em excesso todos os dias;
  • Vermelhidão e irritação ocular;
  • Dor nos olhos (perceptível quando o pet não consegue abri-los com facilidade, ou pisca muito, deixando os olhos cerrados).

Se algum desses sinais aparecerem, é preciso agendar uma consulta com um veterinário de confiança, pois podem ser sintomas de doenças mais leves como conjuntivite, ou até doenças sérias, como pneumonia.

Tempo seco ou altas temperaturas podem criar as condições perfeitas para o aparecimento de irritações oculares. É importante lembrar de nunca aplicar colírio nos olhos do seu pet sem o conhecimento do veterinário.

Seu cão ou seu gato deve comer apenas ração? Tire suas dúvidas em nosso post especial sobre o assunto!

Comentários