Cão de Crista Chinês: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

Será que o Cão de Crista Chinês é o cão certo para você? Essa raça adapta-se bem a espaços pequenos e pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento.

Cão de Crista Chinês

 

Não se sabe exatamente qual é a origem dessa raça canina, que se caracteriza pela ausência de pelagem na maior parte do corpo. Uma das teorias diz que o Cão de Crista Chinês teria surgido nas Filipinas e sido levado para a dinastia manchu na China. No entanto, sabe-se também que mutações genéticas provocaram o aparecimento de cães sem pelos em muitas regiões do mundo, especialmente no continente americano.

 

Informações da raça

 

Se você procura um cachorrinho para segurar no colo, vai adorar o Cão de Crista Chinês, porque isso o agrada muito. Ele é brincalhão e alegre, costuma se dar bem com pessoas e com outros animais, além de ser extremamente fiel à família que o cria. É um cachorro bastante companheiro e que não gosta de ficar sozinho, é preciso pensar nisso antes de decidir ter um.

 

 

Principais características

Tanto o macho quanto a fêmea têm a altura normalmente variando entre os 25 e 33 centímetros e um peso que vai dos 2 aos 6 quilos. Tem bastante energia, gosta muito de brincar e reage melhor ao calor do que ao frio. Adapta-se bem a pequenos espaços, sendo uma boa alternativa para famílias que moram em apartamento. Sua personalidade é estável e ele é bastante carinhoso.

 

Doenças comuns

 

Entre as doenças mais comuns estão os problemas dermatológicos (a falta de pelagem é um dos fatores), glaucoma, deslocamento de retina e catarata. Mas no geral, apesar de pequeno e aparentemente frágil, o Cão de Crista Chinês é forte.

 

 

Banho e tosa

Por não ter a pele protegida por pelos, eles precisam de banhos quinzenais. No verão, pode ser necessário dar um banho por semana.

 

Cuidados com os pelos

 

Aqui nesse caso, os cuidados são devido à ausência de pelos. Além dos banhos frequentes, é importante proteger a pele com hidratantes e protetor solar específicos. Os pelos da cabeça, rabo e patas podem ser escovados a cada dois dias.

Filhote: como cuidar

 

Evite que ele se exponha muito ao sol ou até à poluição, lembre-se de que ele não tem pelos protegendo a sua pele, especialmente quando filhote, que é ainda mais sensível. É preferível que ele seja mantido dentro de casa, até porque não precisa de muito espaço. Garanta que a vacinação esteja sempre em dia.

 

Alimentação

 

O Cão de Crista Chinês é pequeno, portanto, não pode e nem deve comer demais. O indicado é, no máximo, 100 gramas de ração por dia.

Filhote: como adestrar

 

O adestramento deve ser feito desde filhote, porque a raça é muito ansiosa, além de ter bastante energia. Precisa aprender a obedecer regras e a ficar sozinho, se for o caso. Em alguns casos, o melhor é procurar um adestrador, que saiba administrar essa energia toda!

Como ensinar o cachorro filhote a fazer xixi e suas necessidades no lugar certo

 

Filhote: preços

 

O valor para comprar um Cão de Crista Chinês pode ser um pouco salgado: será difícil encontrar um filhote dessa raça por menos de R$ 3 mil. A parte boa é que os seus custos de manutenção não são dos mais altos.

Comentários