5 dicas para construir um relacionamento com seus clientes
02/10/2017 por Bicho MapsA experiência do cliente é um conceito que, nos últimos anos, foi amplamente valorizado. Agilidade e eficiência são qualidades básicas em um bom relacionamento com seus clientes. Hoje, eles buscam por algo a mais.
Para autônomos investindo no mercado de pets, encontrar esse diferencial é importante. Com um crescimento de 4,9% em 2016, o mercado está recheado de profissionais com as mesmas soluções. Proporcionar uma experiência memorável pode destacar os seus serviços.
E, de forma que você entenda o que estamos falando, reunimos 5 dicas para construir um relacionamento com seus clientes. Confira, e veja como desenvolver a sua profissão.
- Trabalhe continuamente a qualidade do atendimento
“Servir bem para servir sempre” é uma popular frase que não perde o seu valor, com o tempo. Seja você um passeador ou preste serviços de banho e tosa ou veterinários, a qualidade do atendimento deve ser impecável.
E, para construir um relacionamento com seus clientes, a manutenção de um bom atendimento deve ser constante. Afinal, quanto mais serviços você presta para eles, melhor é a compreensão das necessidades e objetivos de cada um.
Com isso, o relacionamento com seus clientes pode ser progressivamente desenvolvido e personalizado — que é o primeiro passo para a fidelização.
- O respeito mútuo é imprescindível
Prospectar novos clientes é uma atividade custosa. Ainda mais do que o esforço em manter um cliente antigo, sabia?
Por isso, mesmo que os serviços estejam aumentando, é essencial manter a relação de respeito com os sues clientes. Perdê-los por falta de cuidado pode ser um caminho sem volta, o que também mancha a reputação do seu negócio.
- Estabeleça e mantenha a confiança
A confiança é importante não apenas no relacionamento com seus clientes, mas em qualquer relação. E ela se conquista, o que evidencia a importância em estabelecer, desde o início, um diálogo transparente com o consumidor.
Com isso, você consegue gerar expectativas e supri-las — ou superá-las —continuamente, o que aumenta a confiança do cliente em seus serviços.
- Crie e sustente um diferencial
Anteriormente, mencionamos o fato de que o diferencial é algo a ser valorizado para colocar o seu negócio em evidência.
E, ainda que as dicas anteriores prezem justamente por isso, um bom relacionamento com seus clientes se pauta especificamente em suprir as necessidades deles.
Ou seja: avalie as dificuldades enfrentadas pelo seu público-alvo e desenhe uma solução que torne a rotina deles mais conveniente e cômoda. O serviço em domicílio é um bom exemplo. Agora, é hora de encontrar uma nova forma de surpreender e encantar seus clientes.
- Abra sempre espaço para os feedbacks
A melhor maneira de sustentar um bom relacionamento com seus clientes é sabendo a opinião deles. Pode ser pelo envio de uma pesquisa de satisfação ou mesmo reuniões periódicas.
Esse hábito, quando bem cultivado, explora bem a importância que você dá àquela relação. Da mesma maneira que mostra o interesse em desenvolvê-la cada vez mais.
Sem falar que, por meio de uma cultura de feedbacks, você aperfeiçoa cada vez mais os serviços prestados. E é digno de menção que o consumidor também tem um papel relevante como divulgador da sua marca.
Quando o serviço é bem conduzido, as recomendações e indicações são mais frequentes. Dificilmente, um profissional que se deixa estagnar consegue desenvolver sua carreira.
Por isso, atente-se às nossas dicas para construir um relacionamento com seus clientes. Assim, você dará um importante passo para uma especialização que nem todos os profissionais têm se preocupado em desenvolver.
Caso tenha outras dicas que você já aplique em sua rotina, e que tem contribuído para um ótimo relacionamento com seus clientes, compartilhe conosco, no campo de comentários deste post!
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