Jack Russel Terrier: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro
28/02/2016 por Bicho MapsSerá que o Jack Russel Terrier é o cão certo para você? Essa raça adapta-se bem a espaços pequenos e pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento, portanto é um cão muito ativo.
Raça Jack Russel Terrier
Informações da raça Jack Russel Terrier
Origem: Grã-Bretanha
Altura: 25 a 26 cm
Peso: 4 a 7 kg
Cores: branco com mancha preta, castanho
Expectativa de vida: 13 anos
Personalidade: manso, leal, atento, afetuoso
Relação com crianças: boa
Relação com cães: ruim
Competência: companheiro, amigável, atento
Necessidade de espaço: Locais grandes para que possa correr e brincar
Principais características do Jack Russel Terrier
Os Jack Russel Terrier são bons caçadores de raposas. A raça se origina da Inglaterra há centenas de anos.
Seu surgimento foi pensado justamente para que caçasse animais selvagens mais ao sul do território inglês.
A condição física do Jack Russel Terrier é apropriada para pessoas agitadas. Além de ser muito ativo, outra característica que faz dele um cão hábil é a sua inteligência.
Embora seja um cão de simples aparência, de pequeno porte, o ambiente no qual ele se dá bem deve ser amplo, ou seja, apartamentos não são adequados para esta raça.
Indivíduos que jamais tiveram este tipo de raça devem buscar orientações profissionais para lidar com o temperamento energético do Jack Russel Terrier, já que esporadicamente ele apresenta teimosias, que podem ser corrigidas quando em fase de crescimento.
A dedicação e a atenção que o dono deve dar à raça são indispensáveis, uma vez que seu jeito agitado requer um pouco de paciência para os gastos de energias físicas do animal de estimação e tê-lo como companhia é algo bastante divertido.
O fato de ser um cão de caça, sua relação com outros cães não é tão amigável. O estranhamento é uma característica que o acompanha, já que sua genética alfa estabelece imposições de superioridade para com outros animais, podendo resultar em sérios problemas, caso outro animal de estimação também esteja no mesmo local que o Jack Russel Terrier.
Doenças comuns no Jack Russel Terrier
Há certos tipos de doenças às quais o Jack Russel Terrier está predisposto, porém muitas são evitáveis, desde que haja um acompanhamento veterinário. Algumas doenças são:
- Doença de V Williebrand (que é uma deficiência de coagulação sanguínea);
- Epilepsia;
- Dermatites e eczemas;
- Surdez;
- Problemas oculares.
Banho e tosa no Jack Russel Terrier
O pelo do Jack Russel Terrier não sofre com água, ou seja, mesmo que ele tome banho não haverá alterações na pelagem do animal de estimação, justamente porque os três tipos de cores dos pelos são duros e resistentes à água.
O banho e a tosa não precisam ser realizados com frequência, já que o Jack Russel Terrier está predisposto à dermatite, ou seja, a inflamação de pele que contribui para a queda de pelo.
Cuidados com os pelos do Jack Russel Terrier
A queda de pelos existe e a melhor forma de controlar esta questão é através da escovação, que deve ser realizada três vezes por semana. Além da pelagem dura, a raça também pode apresentar pelos macios e crespos e para cada situação o cuidado deve ser realizado de forma diferente.
Como ensinar o cachorro filhote a fazer xixi e suas necessidades no lugar certo
Preços dos filhotes do Jack Russel Terrier
O preço mínimo é R$ 3.000,00 e pode chegar até a R$ 4.500,00, no máximo.
Comentários